Programa Voluntários Itaú Unibanco

Fundação Itaú Social acredita que o voluntariado contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, da empresa e da sociedade. Assim, busca disseminar a cultura do voluntariado junto aos colaboradores do banco Itaú, articulando uma rede de colaboradores que já são ou gostariam de ser voluntários. Programa Voluntários Itaú Unibanco tem como principal objetivo estimular, facilitar, valorizar e reconhecer o engajamento dos colaboradores do banco em ações de voluntariado.

 

Esses profissionais têm a possibilidade de atuar em ações independentes, idealizadas e realizadas por eles próprios, ou corporativas, promovidas pela Fundação Itaú Social. Por meio da Rede de Ações Sociais Itaú, os voluntários divulgam oportunidades de atuação, mobilizam pessoas e compartilham experiências.

Historias que inspiran

Fundação Itaú Social realiza encontros com diversas áreas do banco para apresentar a temática do voluntariado e promover o engajamento dos colaboradores, além de oferecer assessoria e a poio a áreas interessadas em realizar suas próprias ações sociais.

 

Uma dessas assessorias foi realizada com a área de Kaizen do banco Itaú. Os colaboradores da área escolheram realizar uma ação com uma cooperativa de mulheres realizados na organização da sociedade civil Aldeia do Futuro, em Americanópolis (SP), promovendo a geração de renda para mulheres artesãs e, como consequência, a melhoria na sua qualidade de vida. Para a ação, os colaboradores fizeram visitas à sede da cooperativa com o intuito de conhecer o processo de criação dos produtos realizados por ela e identificar quais as principais necessidades da organização e das cooperadas. A partir da expertise que possuem na técnica de kaizen para a revisão de processos, os voluntários propuseram planos de ação e estratégias de melhorias que poderiam ser implementadas em cada etapa do trabalho da cooperativa. E o trabalho surtiu resultado: Aparecida Ramos, presidente da cooperativa, destacou que a ação trouxe mais leveza e clareza dos processos de trabalho.

quote-01

Essa experiência foi muito gratificante para mim porque eu pude ajudar outras pessoas. A gente pode ver que o trabalho delas é muito importante e ajudar a arrumar todo esse ambiente de trabalho delas para que elas possam trabalhar de forma melhor, acho que isso foi muito gratificante para a gente

(Renan Machado, analista da área de Kaizen)

quote-02
quote-01

Ficou mais alegre. A gente chega e já não tem aquele peso de estar tudo tumultuado, tudo um em cima do outro. Agora não, agora está mais claro.

(Aparecida Ramos, presidente da cooperativa)

quote-02